TOTAL CARRINHO

Página inicial / Matérias / Saiba quais são os tipos de tintas mais adequadas de acordo com a sua necessidade

Blog

post-img

CASTOR | 21 JUN 2016

Saiba quais são os tipos de tintas mais adequadas de acordo com a sua necessidade

4532

360

Uma pintura boa é uma solução prática e ao mesmo tempo incrível para renovar o visual de todo o ambiente. A procura pela tinta certa para pintar cada parte de sua casa, pode ser um desafio mais complex do que parece. Essa escolha não se resume somente as cores, mas em suas funções e especificações. Por isso, saiba quais os tipos de tintas que estão disponíveis no Mercado e saiba em qual parte da casa utiliza-los.

Látex PVA

Uma tinta bem comum em residências. Essa tinta é utilizada para pintar paredes internas, especialmente tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. Esse tipo de tinta é encontrada somente em acabamento fosco, pois sua resina não oferece variação de brilho. Não é resistente ao sol, e a lavagens, por esse motive, deve ser limpo apenas com pano úmido delicadamente. É uma tinta que seca com rapidez e seu cheiro típico é mínimo.

Tinta Acrílica

É uma tinta que tem um aspect muito similar ao latex. Essa tinta também é solúvel em água e seca com rapidez. Porém, o que a diferencia é sua formula que apresenta resinas acrílicas, proporcionando uma alta impermeabilidade sendo eficaz para pinturas externas. Também é uma ótima opção para ser utilizada em cozinhas e lavabo. Essa tinta pode ser lavada sem problemas, ao contrário do latex, que deve ser limpo somente com pano úmido. Mesmo essa tinta  tendo a versão fosca, o seu acabamento tende a ser mais brilhante que o do latex, portanto fique atento ao acabamento que deseja.

Tinta esmalte

Uma tinta não solúvel em água, ao contrário dos exemplos anteriores. São ótimas especialmente para superficies de ferro ou madeira, como por exemplo, janelas de ferro, corrimãos e estruturas metálicas leves, pois o esmalte permite uma lavagem mais fácil da superfície.

Tinta Verniz

Essa composição converte-se em um filme sólido e transparente, igual para ser aplicado em portas e materiais de madeira, formando uma camada fina e protetora em sua superfície.

Tinta epóxi e polieuretano

São ambas sintéticas e não solúveis em água, tintas mais complexas e especiais. São ótimas para ambientes molhados como caixas d’água e piscinas, por exemplo. Porém dependendo de onde vai ser utilizada, deve-se adicionar outros produtos em sua composição. Pode não ser uma pintura tão simples, portanto ao utilizar esse tipo de tinta, o ideal é procurer um pintor experiente para aconselhar a composição mais adequada para a sua necessidade.

Impermeabilizantes

No momento de construir e reformar, a impermeabilização é uma etapa importantíssima, pois o acúmulo de água deve ser evitado, prevenindo inconvenientes, promovendo hidrofugação do Sistema capilar permitindo respiração dos materiais, mantendo-os salubres e preservados por mais tempo. Por isso, aproveite as promoções disponíveis na linha de impermeabilizantes, uma argamassa polimérica de base acrílica impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, blocos cerâmicos e de concreto, fibrocimento, rebocos e demais bases cimentícias. VEDATOP não é tinta de acabamento, embora permita que as paredes recebam pintura.

Comments (197)

  • avatar-img

    9th Jul 2015 at 11:20

    Robert Envato

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur latid adipisicing elit, sed do eiusmod ran tempor edne incididunt ut labore rend adim dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur latid adipisicing de elit, sed do eiusmod ran tempor edne incididunt ut labore et adim dolore magna aliqua.

    Reply

Leave a Comment