TOTAL CARRINHO

Página inicial / Matérias / Antoni Gaudí: arquitetura, natureza e religião

Blog

post-img

CASTOR | 19 DEZ 2016

Antoni Gaudí: arquitetura, natureza e religião

4532

360

Em 25 de junho de 1852, nascia em Barcelona uma figura que modificaria por completo o mundo da arte, arquitetura e engenharia.

Nessa data, o mundo foi presenteado com Antoni Gaudi, um arquiteto cujas obras revelam um estilo único e individual e estão em sua maioria na cidade de Barcelona.

De origens humildes, era filho de um latoeiro. Mostrou desde cedo interesse pela arquitetura, tendo ido estudar em 1869 em Barcelona, então o centro político e intelectual da Catalunha,

sendo também a cidade a mais moderna de Espanha. Acabou o curso oito anos mais tarde, tendo os estudos sido interrompidos, pelo serviço militar, além de outros motivos.

Grande parte de suas obras é marcada pelas suas grandes paixões: arquitetura, natureza e religião. Ele dedicava atenção aos mínimos detalhes de cada uma das suas obras, incorporando nelas uma série de ofícios que dominava: cerâmica, vitral, ferro forjado e marcenaria.

Introduziu novas técnicas no tratamento de materiais, como o trencadís (uma técnica decorativa que consiste na criação de uma espécie de mosaico com pedaços irregulares de cerâmica ou outros materiais de fácil fragmentação).

Depois de vários anos sob influência do neogótico e de técnicas orientais, Gaudi tornou-se parte do movimento modernista catalão, que atingiu o seu apogeu durante o final do século XIX e início do século XX.

O conjunto da sua obra transcende o próprio movimento, culminando num estilo orgânico único inspirado na natureza. Gaudi raramente desenhava projetos detalhados, preferindo a criação de maquetes e modelava os detalhes à medida que os concebia.

A obra de Gaudi é amplamente reconhecida internacionalmente e objeto de inúmeros estudos, sendo apreciada não só por arquitetos como pelo público em geral. A sua obra-prima, a inacabada Sagrada Família, é um dos monumentos mais visitados de Espanha.

Entre 1984 e 2005, sete das suas obras foram classificadas como Património Mundial pela UNESCO. A devoção católica de Gaudi intensificou-se ao longo da sua vida e a sua obra é rica no imaginário religioso, o que levou que fosse proposta a sua beatificação.

Você conhece suas obras e seu trabalho? Não conhecia?! Vale a pena procurar mais sobre esse incrível artista, que pensava em suas obras nos mínimos detalhes!

Aliás, sabe quem também pensa nas obras nos mínimos detalhes? O Castor Center! Deixe nossa equipe ajudar você a construir o seu sonho e trabalhar os mínimos detalhes por preços imbatíveis! Passe na loja mais próxima de você!

Comments (197)

  • avatar-img

    9th Jul 2015 at 11:20

    Robert Envato

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur latid adipisicing elit, sed do eiusmod ran tempor edne incididunt ut labore rend adim dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur latid adipisicing de elit, sed do eiusmod ran tempor edne incididunt ut labore et adim dolore magna aliqua.

    Reply

Leave a Comment