TOTAL CARRINHO

Página inicial / Matérias / 7 fatos sobre material de construção que seu par vai gostar de descobrir

Blog

post-img

CASTOR | 19 JAN 2017

7 fatos sobre material de construção que seu par vai gostar de descobrir

4532

360

Muitos materiais de construção tem até um cunho histórico, tendo sido utilizados ou descobertos em fatos marcantes da história da humanidade!

Quer saber um pouco mais sobre eles? Descubra agora 7 fatos sobre material de construção e impressione-se com a quantidade de coisas bacanas que você pode descobrir!

* Os romanos antigos desenvolveram um material ligante chamado “caementum”, que era uma mistura de cal, criada pelos egípcios, com pozolana, uma cinza vulcânica do Monte Vesúvio, que fica na região de Pozzuoli. Esta técnica foi esquecida na Idade Média, só voltando a ser reexperimentada no século XVIII. O cimento feito de cinzas é conhecido até hoje como cimento pozolânico.

* Os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C.; foram encontrados em Çayönü, no sudeste da Anatólia, na Turquia. Em descobertas mais recentes, foram encontrados tijolos de 7000 e 6395 a.C., em Jericó e em Çatalhüyük, respectivamente.

* Em 1922, Elis Stenman começou a construir uma casa de jornal. A casa inteira, salvo sua base de madeira, é feita de jornais laminados e envernizados. Papel oferece excelente isolamento, e o verniz evita que a propriedade entre em colapso como uma pilha de mingau. Assim como as paredes, o mobiliário da casa é feito de papéis doados.

* Já temos uma grande variedade de materiais de construção ecológicos disponíveis no mercado, como por exemplo, o tijolo ecológico. Ele é feito de terra e cimento e, por isso, sua cura não envolve energia. O material não vai para o forno, deixando de utilizar lenha e emitir gases que causam o efeito estufa. Além disso, ele economiza cerca de 70% do concreto e argamassa de assentamento e 50% de ferro, além de diminuir o tempo de construção.

* Você já ouviu falar de tinta mineral? Elas são feitas geralmente à base de terra crua e emulsão aquosa e não têm derivação de petróleo. Possuem baixa concentração de compostos orgânicos voláteis, os VOC’s, que evaporam e danificam a camada de ozônio. Assim, elas não agridem o meio ambiente. São vendidas em embalagens reutilizáveis ou recicláveis.

* Os gregos não usavam o arco em suas construções. Para firmar a estrutura dos edifícios, apoiavam vigas de madeira horizontais sobre grandes quantidades de colunas verticais. Como a madeira acaba apodrecendo, a maioria dos seus belos edifícios ruiu com o tempo.

* Agregados para Construção Civil são materiais minerais, granulares, inertes, utilizados principalmente em obras de infraestrutura e edificações (Residenciais, Comerciais, Industriais e Institucionais) Os agregados mais comuns são pedra britada, areia e cascalho ou seixo. São as substâncias minerais mais consumidas no Brasil e no mundo.

Comments (197)

  • avatar-img

    9th Jul 2015 at 11:20

    Robert Envato

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur latid adipisicing elit, sed do eiusmod ran tempor edne incididunt ut labore rend adim dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur latid adipisicing de elit, sed do eiusmod ran tempor edne incididunt ut labore et adim dolore magna aliqua.

    Reply

Leave a Comment